Prêmio RIBA House of the Year ~ Shawm House

Bom dia, amiguinhos! Como prometi, cá estou eu de volta, e vou começar com uma série de projetos, os finalistas do prêmio RIBA House of the Year. Uma das últimas coisas que eu escrevi aqui antes do meu hiato foi sobre os finalistas do prêmio em 2015 – então, achei adequado retomar de onde eu deixei. 🙂

O prêmio de 2017 foi, novamente, apresentado como uma série do programa Grand Designs – acho que tá na Netflix no Brasil, mas não sei se esta séries já está disponível – e, como todo mundo já sabe quem ganhou, vou apenas apresentar os finalistas aqui, dois por semana, quintas e sextas.

Pensei muito se deveria começar pelo vencedor, deixar o vencedor por último ou postar na ordem que os projetos foram apresentados no programa, e decidi que vou postar na ordem do programa, sem dizer quem é o vencedor – caso alguém não tenha assistido! – e dar o meu pitaco no último post.

Antes de começar, eu gostaria de deixar aqui uma pergunta pra quem vem aqui, tanto quem vem pela primeira vez quanto pra quem acabou de chegar pelo google: o que vocês mais gostam de ver aqui? Eu sei quais são os artigos mais populares do blog – cv, presentes, equipamento de desenho, banheiros e cobogós, mas o que mais vocês gostariam de ver? Inspiração, decor, DIY? Me deixem um recadinho falando, ou me mandem um email.

Ok, vamos começar: a primeira casa é a Shawm House, projetada pelo escritório MawsonKerr Architects, que fica no condado de Northumberland, no nordeste da Inglaterra. A casa foi – literalmente! – construída pelo filho dos donos, para proporcionar uma casa adequada à idade avançada de seus pais.

Do site do RIBA:

O time envolvido no projeto combinou o conhecimento de construções Passivhaus, com um etos de design sustentável e alinhando essa abordagem à estratégia de utilizar materiais disponíveis no sítio e de origem local para conceber uma proposta sustentável, de baixa energia e de baixo impacto. A execução desse design é da mais alta qualidade, como um entendimento excepcional do processo construtivo e atenção ao detalhe que levou a uma construção de altíssima qualidade, feita a mão. A qualidade do acabamento é evidente na aparência da construção e na performance excepcional em critérios de qualidade.

 

Essa é a minha casa preferida de todas – linda, linda! E vocês, o que acham? Amanhã tem mais!

Imagens: RIBA

One comment on “Prêmio RIBA House of the Year ~ Shawm House

Deixe um comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.