Bom dia, gente! Estamos chegando ao final da nossa série de finalistas do prêmio RIBA House of the Year (1. 2. 3. 4. 5.). A última finalista é a House at Maghera, do escritório McGonigle McGrath. Do site dos arquitetos:
Maghera é um vilarejo no Condado de Down, na Irlanda do Norte. Existem evidências no povoado de uma tradição de telhados inclinados de forma simples, utilizando alvenaria revestida em reboco ou pedra, e telhados de ardósia ou aço. Os melhores exemplares estão localizados de forma que suas empenas conversam com a rua.
A proposta foi concebida como uma contribuição ao contexto e cenário da vila, por sua representação como uma coleção de formas tradicionais, casualmente colocadas e derivadas do posicionamento e da geometria espacial das estruturas do vilarejo.
Dois elementos inclinados completam a montagem formada pelo prédio adjacente, que é organizado como uma série de empenas se relacionando com a rua, e continuando a história da forma construída da vila. As empenas caminham na planta para acentuar o movimento e mudança de direção da rua, e para vislumbrar partes da paisagem na distância. A ligação dos elementos é casual em sua forma, refletindo a natureza local de técnicas de construção rurais esporádicas e eficientes.
O telhado inclinado resultante da ligação desses elementos se impõe sobre o elemento menor, criando assimetria e portanto casualidade em sua forma e desenvolve a ideia de que o telhado é um plano dobrado. As empenas são intencionalmente sólidas e sem aberturas no pavimento superior, refletindo os celeiros de alvenaria locais e respeitando o caráter da vila ao sul.
Eu gostei muito desse projeto, bem o meu estilo de casa. E assim chegamos ao final da série. Minha aposta ainda é que a vencedora vai ser a Kew House, por causa do sistema construtivo. E aí, alguém mais arrisca um palpite?
One comment on “Prêmio RIBA House of the Year ~ House at Maghera”