Boa tarde, gente! O post de hoje é a quinta casa finalista do prêmio RIBA House of the Year (1. 2. 3. 4.): a Levring House, projetada pelo escritório Jamie Fobert Architects. Localizada na área de conservação de Bloomsbury, em Londres, a casa de tijolos ocupa um terreno de esquina e completa uma casa mews* histórica. Do site dos arquitetos:
A nova residência foi desenvolvida em torno de uma reinterpretação do poço de luz londrino. Uma série de volumes sobem do subsolo até o topo da casa, envolvendo o poço de luz e abrindo todo o edifício para a luz do dia.
Internamente, a estrutura de concreto é exposta nas lajes e colunas. O exterior é coberto em tijolos e bronze. Os tijolos foram feitos a mão na Dinamarca.
Sendo sincera, essa não é a minha casa preferida. Talvez porque eu não tenha achado informação suficiente – nem pra escrever um post, quem dirá para formar uma opinião. Vou ver se consigo achar mais de detalhes e se, dessa forma, a casa ganhe o meu coração.
Imagens: Fotos. Modelo 3D e croquis. Plantas e cortes.
Mews: termo usado antigamente para descrever uma construção que era estábulo no pavimento térreo e acomodação residencial no pavimento superior. Atualmente o termo é usado para descrever pequenas unidades residenciais voltadas para um beco ou passagem de pedestres. A palavra é usada no plural mesmo quando é uma casa só.