Bom dia, gente! Começando mais uma semana melhor do que a semana passada terminou – finalmente o painel de admin do blog voltou a funcionar! 🎉 Vou publicar ainda hoje (retroativamente) o post de sábado, com os modelos de cv grátis que eu achei na web, mas vou ficar devendo a rodada de links da semana – semana que vem tem mais 😉
O post de hoje é sobre a quarta finalista (1. 2. 3.) do prêmio House of the Year do RIBA, a Vaulted House, projetada pelo escritório vPPR Architects. Do site dos arquitetos:
Uma série de abóbadas transferem luz natural para o site industrial, isolado da rua pelos jardins residenciais vizinhos. Escondido atrás de uma porta de garagem comum voltada para a rua, uma varanda secreta forma a entrada para essa casa peculiar.
Poucas janelas exteriores são permitidas na parede externa, então a entrada de luz natural pelo telhado orienta o projeto. As áreas de convivência estão localizadas em toda a extensão piso superior em plano aberto. Ao invés de divididas por níveis ou paredes rígidas, as diversas zonas deste piso são demarcadas pela luz transmitida pela iluminação zenital.
A posição das clarabóias foi calibrada cuidadosamente para iluminar as diversas atividades durante o dia, de acordo com os ângulos do sol. A luz da manhã invade a cozinha, varanda e área do café da manhã, enquanto o sol do fim de tarde ilumina a biblioteca e a área de jantar. A luz constante do norte ilumina o escritório e o hall de entrada. Grandes portas de correr de vidro, localizadas ao lado da área de jantar, se abrem totalmente para criar um espaço contínuo interior-exterior no verão.
A luz é transmitida aos quartos amplos no andar inferior através de uma série de jardins internos. Um espaço com pé direito duplo, com sua abóbada espetacular, contém a escada e tem vista para o quarto de brincar.