O prêmio House of the Year (Casa do Ano) é oferecido pelo RIBA todo ano para a melhor casa construída no Reino Unido por um arquiteto/escritório de arquitetura. Até o ano passado, o prêmio era chamado Medalha Manser (e eu falei aqui do vencedor de 2014). Esse ano, a lista dos selecionados foi divulgada em junho e agora, desde a semana passada, estão revelando os finalistas no programa de TV Grand Designs. Dois dos finalistas foram revelados no programa da semana passada, mais dois no programa de ontem, e até o dia 25, quando o vencedor será anunciado, vou apresentando os projetos para vocês.
A primeira casa, Sussex House, foi projetada pelo escritório Wilkinson King Architects e fica no condado de Sussex, no sul da Inglaterra. Do site do escritório:
Com vista para o South Downs, esta casa é composta por uma série de camadas, que ecoam a horizontalidade dos campos e colinas. A entrada é pelo jardim no lado norte.
O programa era para uma casa contemporânea que se assentaria e aclimataria bem na paisagem e corresponderia materialmente ao terreno arborizado e à localização rural. A casa conta com 4 quartos, um no pavimento térreo, e um escritório com vista para a sala de estar de pé direito duplo. A construção do primeiro pavimento é totalmente em madeira. O telhado é composto por planos triangulares, formando uma superfície ondulada inspirada pelas colinas.
O anexo no jardim de entrada abriga a caldeira de biomassa que abastasse a casa com aquecimento e água quente. A casa foi construída de acordo com altos padrões de performance ambiental.
E aí, gostaram? Confiram amanhã mais uma finalista!
Imagens: Wilkinson King Architects
6 comments on “Prêmio RIBA House of the Year ~ Sussex House”