Bom dia, gente! O post de hoje é de dica: como montar o seu home office. Trabalhar em casa é o sonho de quase todo mundo – afinal, quem não quer evitar as chateações no trânsito ou ter a possibilidade de encaixar aquela atividade que você tanto curte no meio do dia? Devido à internet e aos avanços tecnológicos, o que antes era um território quase que exclusivo dos freelancers agora é uma possibilidade para uma grande parte da população: na Europa, é uma realidade cada vez mais comum e acredito que não vá demorar muito para que o Brasil alcance essa realidade, afinal um profissional produtivo é mais importante que um profissional fisicamente presente na empresa, não é verdade?
Uma das vantagens de se trabalhar em casa, para nós, amantes do design, é a possibilidade de escapar dos cubículos sem graça e fazer dele um espaço com a sua cara. Para ajudar nessa tarefa, separei cinco dicas para não errar na hora de montar o seu home office.
1. Escolha bem o cômodo em que você quer trabalhar
Existem vários fatores a se considerar e não existe apenas uma resposta correta para essa questão. Você quer ficar perto ou longe da TV? A proximidade da cafeteira é importante? Ou a vista da janela? Um cômodo separado ou espaço em um cômodo de uso comum? Você trabalha em desktop ou laptop? Que tipo de equipamento você usa: impressoras, scanners, ou nada disso? Acredito que essa reflexão seja a parte mais importante de se montar um espaço de trabalho em casa. Lembre-se que qualquer cantinho – até aquele embaixo da escada! – pode ser usado, desde que ele atenda às suas necessidades.
2. Use móveis específicos para home office
Ergonomia é muito importante e nunca deve ser deixada de lado. Mas também é importante escolher móveis que combinem com a sua casa, principalmente se o seu ambiente de trabalho estiver integrado ao resto da casa. Existem várias alternativas projetadas especificamente para o ambiente doméstico – lojas como a Tok&Stok, que tem uma área do website dedicada ao home office, oferecem excelentes alternativas. (Ou você pode fazer como eu e transformar uma cadeira comum.)
3. Hot desk!
Na sua casa não tem espaço para uma mesa de trabalho? Não tem problema. Com organização, é possível usar o sistema hot desk – transformar qualquer mesa em local de trabalho. Ideal para quem trabalha com computadores portáteis, você pode usar a mesa da sala ou da cozinha, por exemplo. A vantagem é que geralmente essas mesas são grandes, então você tem um espaço legal para trabalhar. E o fato de o escritório não ter um espaço fixo significa que você não acumula coisas desnecessárias – você tem que organizar todos os dias, especialmente se a mesa é usada para outras atividades como o dever de casa das crianças ou o jantar em família.
4. Iluminação
A luz é uma das coisas mais importantes em qualquer ambiente e especialmente no ambiente de trabalho. A iluminação natural é imbatível no quesito qualidade visual, além de ajudar a regular o ciclo do corpo humano – uma grande vantagem em relação às luzes fluorescentes de grande parte dos escritórios. Posicionar a mesa de trabalho perto de janelas, quando possível, é o ideal. Uma luminária de mesa, para tarefas pontuais, também é recomendada.
5. Deixe a sua personalidade brilhar
Murais. Quadros. Livros. Luzinhas de Natal. Tudo o que você não poderia levar para o seu escritório, se fosse em um ambiente empresarial. Use a sua criatividade!
Imagens: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.
** Macs são opcionais 😀 **
One comment on “5 dicas para montar o seu home office”