Bom dia, gente! Hoje a noite será anunciado o vencedor do Prêmio Stirling – e aqui no blog estaremos apresentando os dois últimos finalistas (veja os outros quatro aqui: 1. 2. 3. 4.). No primeiro de dois posts, temos o prédio da Universidade de Greenwich na Stockwell Street, em Londres, projetado pelo escritório heneghan peng architects.
O prédio abriga a escola de arquitetura e uma nova biblioteca e está localizado perto do Parque de Greenwich e dentro do Greenwich Marítimo, que é considerado patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. O conceito inicial era para um edifício que completasse o quarteirão – que estava originalmente abandonado. O prédio foi construído para ser parte da rua. Há múltiplas entradas no térreo e grande parte deste pavimento é aberto ao público: uma galeria de arte, uma loja e um café convidam o público a entrar.
O espaço central na escola de arquitetura e design é espaço de trabalho – o estúdio de projetos é como o piso de uma fábrica no centro do prédio, cobrindo quase toda a superfície do sítio. Pés direitos generosos fazem do edifício um local cheio de luz. As salas de aula estão em sua maior parte no subsolo, e compensam a falta de luz natural com materiais suntuosos e detalhamento perfeito.
Os arquitetos criaram um espaço educacional moderno, com potencial de evoluir com o tempo.
Imagens: AJ Building Library, RIBA