Bom dia, gente! Vamos hoje ao primeiro de dois posts de hoje e segundo da série (post 1) sobre os finalistas do Prêmio Stirling: o projeto residencial Darbishire Place, desenvolvido pelo escritório Niall McLaughlin Architects para a associação Peabody, que é uma das “housing associations” mais antigas de Londres (abro um parêntese aqui para explicar o que são essas associações: são organizações não governamentais, sem fins lucrativos que constroem e alugam residências para a população de baixa renda).
O prédio, localizado em Whitechapel, no leste de Londres, completa um conjunto de seis edifícios em volta de um jardim central – o prédio original foi destruído na Segunda Guerra Mundial. O desenho do bloco residencial foi inspirado nos prédios originais da Peabody, projetados por Henry Darbishire nos anos 1860. Aberturas brancas e profundas em volta de janelas e sacadas contrastam com a fachada de tijolos e disponibiliza espaço suficiente para plantas nos parapeitos. As sacadas foram projetadas para a parte interna do edifício, para que a fachada plana seguisse o modelo dos blocos já existentes, e têm abertura em dois lados para aproveitar ao máximo a iluminação natural.
O prédio conta com 13 unidades – 3 de um quarto, 7 de dois quartos, 2 de 3 quartos e 1 de 4 quartos -, todas destinadas à habitação social.
2 comments on “Stirling Prize ~ Darbishire Place, Peabody Housing”