Stirling Prize ~ Burntwood School

Banner_Stirling Prize Burntwood school

Boa segunda, gente! Na próxima quinta-feira, dia 15 de outubro, será anunciado o vencedor do Prêmio Stirling do RIBA – então de hoje até quinta, vou apresentar pra vocês brevemente os seis projetos finalistas deste que é considerado o prêmio de arquitetura mais importante do Reino Unido. Para dar tempo de postar tudo até a premiação, amanhã e na quinta-feira eu vou postar dois projetos – um de manhã e um de tarde, fiquem ligados para não perder nenhum!

O primeiro projeto é a Burntwood School, projeto do escritório Allford Hall Monaghan Morris. Burntwood é uma escola secundária para meninas no sudoeste de Londres construída na década de 50 (apesar de apenas ter adotado este nome a partir de 1986), com uma configuração de campus – vários prédios de um ou dois andares com finalidades próprias, mais prédios de salas de aulas, de quatro andares, em uma grande área. Os blocos de salas, com o passar dos anos, foram se tornando inadequados para o currículo e quantidade de alunas. Construídos em 1958, tinham corredores estreitos e isolamento acústico ineficiente.

Burntwood school prédio antigo

Como não tinham grande valor histórico ou arquitetônico, foram demolidos para dar espaço aos novos blocos. Foram construídos também um prédio para artes performáticas e um ginásio de esportes. Os prédios da piscina e a assembléia, projetados pelo arquiteto Leslie Martin, foram mantidos.

01_Stirling Prize Burntwood school 03_Stirling Prize Burntwood school 04_Stirling Prize Burntwood school 05_Stirling Prize Burntwood school 06_Stirling Prize Burntwood school 07_Stirling Prize Burntwood school 08_Stirling Prize Burntwood school

Burntwood school site plan

Burntwood school pavimento térreo Burntwood school primeiro pavimento

Burntwood school corte Burntwood school vista

Para mais informações sobre o projeto, recomendo a leitura do PDF do projeto no site do escritório.

Imagens: AJ Building LibraryAllford Hall Monaghan Morris.