Boa segunda, gente! Na próxima quinta-feira, dia 15 de outubro, será anunciado o vencedor do Prêmio Stirling do RIBA – então de hoje até quinta, vou apresentar pra vocês brevemente os seis projetos finalistas deste que é considerado o prêmio de arquitetura mais importante do Reino Unido. Para dar tempo de postar tudo até a premiação, amanhã e na quinta-feira eu vou postar dois projetos – um de manhã e um de tarde, fiquem ligados para não perder nenhum!
O primeiro projeto é a Burntwood School, projeto do escritório Allford Hall Monaghan Morris. Burntwood é uma escola secundária para meninas no sudoeste de Londres construída na década de 50 (apesar de apenas ter adotado este nome a partir de 1986), com uma configuração de campus – vários prédios de um ou dois andares com finalidades próprias, mais prédios de salas de aulas, de quatro andares, em uma grande área. Os blocos de salas, com o passar dos anos, foram se tornando inadequados para o currículo e quantidade de alunas. Construídos em 1958, tinham corredores estreitos e isolamento acústico ineficiente.
Como não tinham grande valor histórico ou arquitetônico, foram demolidos para dar espaço aos novos blocos. Foram construídos também um prédio para artes performáticas e um ginásio de esportes. Os prédios da piscina e a assembléia, projetados pelo arquiteto Leslie Martin, foram mantidos.
Para mais informações sobre o projeto, recomendo a leitura do PDF do projeto no site do escritório.
Imagens: AJ Building Library, Allford Hall Monaghan Morris.
6 comments on “Stirling Prize ~ Burntwood School”