Bom dia, gente! Hoje, no segundo post da série em homenagem ao dia das crianças (post 1), vamos falar sobre o quarto montessoriano. Já ouviu falar? É um quarto baseado na filosofia criada por Maria Montessori, médica e educadora italiana, no início do século XX. Segundo essa filosofia, o ambiente Montessori é um lugar feliz, direcionado ao desenvolvimento natural da criança, dando à criança a oportunidade de alcançar o seu potencial. E como aplicar isso em casa? Para Maria Montessori, as crianças são seus melhores professores, então a dica mais importante é olhar para a casa como se você fosse uma criança e criar incentivos para que ela possa fazer as coisas sozinha. Parece interessante? Então veja abaixo 5 dicas para montar um quarto que siga os princípios montessorianos.
1. Tudo ao alcance
A primeira dica é incentivar a independência: tudo deve estar ao alcance da criança. Brinquedos, roupas, livros. Prateleiras baixas e araras infantis são seus amigos.
2. Simplicidade
Bagunça e excesso de informação visual oferecem um excesso de estímulo que atrapalha o aprendizado da criança. Ambientes organizados e simples, ao contrário, favorecem a calma. Isso não significa necessariamente ter menos coisas, apenas que nem tudo deve estar disponível o tempo todo. Faça rodízio de brinquedos, livros e materiais de artes.
3. Liberdade de movimento
Esqueça o berço! Um dos princípios montessorianos é a possibilidade de explorar o seu espaço livremente. Isso inclui móveis que possam ser utilizados à vontade, e também que tudo tem que ser a prova de criança – fixar estantes e cômodas nas paredes, por exemplo.
4. Beleza e interesse
Se você procurar pela internet, vai perceber que grande parte dos quartos montessori tem murais ou quadros na parede, no nível da criança. A razão é que Montessori acreditava que o ambiente deveria estimular o interesse da criança e apresentar beleza. Os murais e obras de arte são uma forma de atingir esse objetivo.
5. Zoneamento do espaço
Uma das características mais marcantes dos quartos montessori é o zoneamento do espaço: lugar de dormir, lugar de brincar, lugar de se vestir, lugar de ler. Todos os ambientes devem ser adequados à criança e suas habilidades.
Outra coisa que sempre se observa em quartos montessorianos são os espelhos. Para bebês, eles servem como objeto de autoconhecimento, ajuda na coordenação motora – a criança observa os próprios movimentos. Para crianças maiores, ajuda na hora dos cuidados pessoais, como se vestir. Vale a pena investir em um espelho de acrílico e se certificar que ele está bem preso na parede.
E, é claro, não poderia deixar de terminar o post com quartos lindos para inspirar quem quer levar esse estilo para casa – lembrando sempre que não é apenas uma opção de design e sim uma filosofia para a vida 😉
One comment on “Quarto Montessori: o que é e como fazer”