As melhores tours de arquitetura do mundo?

Open City Gherkin banner

O jornal The Guardian publicou na semana passada uma lista das 10 melhores tours de arquitetura do mundo – quer dizer, na verdade, eles publicaram 10 das melhores tours de arquitetura do mundo. As dicas são bem legais mas algumas, como a de Londres, por exemplo, não são passeios permanentes e já estão esgotados. Resolvi, então, fazer um apanhado de oito tours interessantes, no Brasil e na Europa, e compartilhar com vocês.

1. Modernismo de Belo Horizonte

Artchitectours BH

Nesse passeio, a empresa Artchitectours leva os participantes para conhecer o conjunto da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. O passeio dura 4 horas e pode contar com até 20 participantes.

2. Brasília de bicicleta

Camelo Bike Tours Brasília

Já pensou conhecer Brasília de bicicleta, guiado por um arquiteto urbanista (além de guia turístico credenciado pela Embratur)? Então pode começar a pensar, que a Camelo Bike Tours te leva. Com diversos roteiros que duram entre 3 e 5 horas, a empresa é especializada em cicloturismo e em arquitetura – poderia ter combinação melhor?

3. Tour de Arquitetura ~ São Paulo

Edifício Copan SP

O objetivo desse passeio, organizado pela empresa Around SP, é explorar a variedade de estilos arquitetônicos de São Paulo – desde o colonial até o modernismo, tão bem representado na cidade por Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha e Vilanova Artigas. O passeio dura 3 horas e pode ter até 12 participantes.

4. Roteiros geográficos do Rio

Roteiros geográficos do Rio

O geógrafo Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello, professor da UERJ, e seus bolsistas te levam pra conhecer o Rio a pé e de graça! Basta olhar a programação e entrar em contato para marcar o seu lugar 🙂

5. Londres com a Open City

Open City Gherkin

Há algumas semanas estava falando sobre a Open House London na nossa página do Facebook – a Open City é a organização por trás desse evento super legal que acontece todos os anos durante um fim de semana de setembro. Durante o resto do ano, eles levam as pessoas pra conhecer a cidade de bicicleta, a pé, de barco, em passeios fotográficos. Esses passeios ajudam a organização a sobreviver e patrocinam outras iniciativas, como o festival Archikids, que incentiva a educação arquitetônica desde pequenininho.

6. Glasgow com a Glasgow School of Art

GSA Glasgow Style Tour

Uma das mais proeminentes escolas de design do Reino Unido, a GSA oferece tours a pé com os temas de arte e arquitetura. O passeio de arquitetura se chama Glasgow Style Tour, dura 2 horas e 15 minutos e custam £19.50 por adultos (descontos para crianças, idosos e estudantes).

7. Paris com o Guiding Architects

guiding architects Paris

Guiding Architects é uma rede de arquitetos, jornalistas e escritores de arquitetura que oferecem visitas guiadas em várias cidades do mundo. A variedade de passeios em Paris é tão grande que ficou difícil escolher alguma coisa para destacar! Vale a pena conferir o website do grupo.

8. Liverpool City Tours

RIBA Liverpool City Tours

O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (Royal Institute of British Architects – RIBA) promove passeios arquitetônicos promove várias visitas guiadas na cidade de Liverpool. São quatro passeios regulares, que duram cerca de 2 horas e custam £8.50.

***Bônus***

Tours guiadas pela Carolina aqui que vos fala 😀 Faço Londres, Windsor, Bath, Bristol, Cardiff e aceito sugestões, rs. (É brincadeira mas é sério. Se alguém quiser.)

E vocês, já foram em algumas desses passeios? Ou outro que não está aqui? Foi bom pra você?

As imagens foram gentilmente roubadas dos websites dos promotores dos passeios, exceto a do Copan, que veio da Wikipedia e é de domínio público.

3 comments

Deixe um comentário!