Inspiração: portas

Inspiração portas banner

Gente, tudo bem? Sei que eu andei sumida do blog até semana passada, mas quem acompanha meu Instagram pessoal deve ter reparado que eu estava numa saga para dar um up no visual da porta da minha casa. E, como sempre, a internet foi uma fonte de inspiração imensa. Queria, então dar algumas dicas pra vocês de como dar aquele upgrade na entrada da casa e dividir com vocês algumas das minhas inspirações. Agora, eu sei que é diferente aqui, porque a minha porta dá pra rua, todo mundo que passa vê – mas isso não impede que vocês façam da porta da casa de vocês (ou até do apartamento, por que não?) um lugarzinho especial.

O problema: nossa casa é um desses residenciais onde tudo é padronizado, então todas as casas tem as mesmas portas, as mesmas luminárias, as mesmas maçanetas… dá pra ter uma ideia, né? Nós tínhamos um orçamento pequenininho, mas queríamos colocar ali nossa personalidade, e aproveitando que já estava na hora de pintar a porta, resolvemos renovar tudo. Nos concentramos em cinco elementos que mudaram completamente a aparência da nossa entrada.

  1. Tinta! A primeira coisa que nós decidimos mudar foi a cor da porta. As portas originais eram brancas, mas depois de seis anos, estava começando a descascar e vários vizinhos já tinham pintado de outras cores. Nós escolhemos um tom de cinza, porque a nossa cerca é azul e eu não queria chamar mais atenção ainda (risos), mas outras cores são muito populares por aqui. A porta não é de madeira maciça, então lixar e envernizar não era uma opção, mas fica excelente para quem tem esse tipo de porta.
  2. Luminária: nossa luminária era do tipo colonial (tipo essa aqui) – é um modelo que eu gosto, inclusive vou manter a do quintal, mas além da questão da padronização, que eu queria quebrar, a luminária já veio quebrada e, apesar de milhares de reclamações para a construtora, nunca foi consertada ou substituída. Escolhemos um modelo de bronze bem simples, que é basicamente uma caixa de vidro com a moldura dourada. A escolha da(s) luminária(s) dá o tom do estilo que você quer dar pra sua entrada: moderna ou tradicional? Arrojada, simples, sofisticada?
  3. Ferragens. A maçaneta também não estava lá essas coisas, acho que eles usaram materiais baratos e de qualidade mais baixa, e ela estava toda arranhada. Decidi tirar o número da porta e substituir por uma aldrava (batedor de porta/door knocker), já que a minha campainha não funciona. Também troquei a caixa de correio e escolhi uma cor diferente pra tudo – para combinar com a luminária. Na verdade, uma polida provavelmente resolveria um problema, mas eu acho que eu não conseguiria viver com uma luminária dourada do lado de uma maçaneta prateada – me julguem!
  4. O número. Um item não necessariamente relevante no Brasil, já que geralmente fica no muro de fora, mas uma coisa que me irritava profundamente era que um número era diferente do outro, como se eles tivessem comprados vários tipos de números, colocado todos num saco e tirado aleatoriamente. Foi um grande prazer me livrar daquilo, rs. Comprei uma plaquinha de ardósia com o número gravado e coloquei na parede, embaixo da luminária.
  5. Plantas! O meu “jardim” da frente é, na verdade, uma faixinha de menos de um metro de largura e é super difícil fazer alguma coisa ali, mas resolvi o problema com vasos. De um lado da porta, tenho uma alfazema gigante há muitos anos, mas o outro lado estava vazio. Colocamos uma cesta suspensa – super popular por aqui, estão por todas as partes! -, mais uma sálvia roxa e uma roseira amarela.

Agora, aposto que vocês estão curiosos para ver como ficou, né? Só que não vai ser hoje que eu vou mostrar (ainda): por motivo de “Carolina comprou a maçaneta errada e vai ter que furar a porta”, ainda não troquei a maçaneta. Na verdade, não é que a maçaneta está errada, mas o guia dizia pra medir a distância entre o centro da maçaneta e o centro do tambor da fechadura, mas não a distância entre a maçaneta e os parafusos. Enfim, meu marido achou que era melhor eu furar a porta depois de voltar do Brasil, caso eu estrague a porta completamente e nós sejamos obrigados a comprar outra porta 😂. Mas, pra ilustrar e inspirar, portas lindas pra vocês!

01 Inspiração portas cinza ferragem dourada 02 Inspiração portas turqueza ferragem dourada 03 Inspiração portas cinza ferragem prata 04 Inspiração portas madeira 05 Inspiração portas vermelha ferragem dourada 06 Inspiração portas azul ferragem prata 07 Inspiração portas preta 08 Inspiração portas azul ferragem prata 09 Inspiração portas verde água ferragem prata 10 Inspiração portas preta

Imagens: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Deixe um comentário!