Millennium Stadium <3

Millennium Stadium banner

Bom dia, gente! Hoje vou falar de um lugar que mora no meu coração – o Millennium Stadium. Estivemos lá no final de semana para assistir uma partida da Copa do Mundo de Rugby – País de Gales x Uruguai, que jogaço! Essa foi a nossa terceira visita ao estádio (na primeira o País de Gales ganhou da Argentina, na segunda perdeu da Nova Zelândia) e a cada vez que vou lá fico mais apaixonada. Tenho que confessar que não é o estádio em si, é o clima. É tudo uma grande festa, é vermelho pra todo lado, fogo, dragão, narcisos…

Millennium Stadium 01

O estádio foi projetado pelo escritório Populous, que também é responsável por outras grandes arenas esportivas no mundo todo, como o Estádio Olímpico de Londres, a Arena das Dunas em Natal e o Aviva Stadium em Dublin. Ele foi construído em 1999 para a Copa do Mundo de Rugby daquele ano, em que o País de Gales foi a sede principal – esse ano, a sede é a Inglaterra. Além do rubgy, ele também recebe partidas de futebol e outros eventos esportivos e culturais.

Millennium Stadium 02

A capacidade total do estádio é de 74.500 torcedores e ele é arranjado em 3 níveis, exceto no estande norte, que tem apenas dois níveis. A superestrutura é suportada por 4 mastros de 90 metros de altura – foram usadas 56 mil toneladas de concreto e aço para sua construção. Mas a grande atração mesmo é o teto retrátil, que sempre gera expectativa: o jogo vai ser com o teto aberto ou fechado?

Millennium Stadium 03

millennium stadium 04

O estádio é localizado bem no centro da cidade, entre a estação de trem e o Castelo de Cardiff, e bem ao lado do Rio Taff, que corta a cidade. O estádio não tem estacionamento e, em dias de partida, é aconselhado o uso do transporte público. Existem estacionamentos na periferia da cidade que tem serviços de ônibus especiais em dias de jogo. Mas confesso que nós sempre fomos de carro, estacionamos no shopping centre que fica a algumas ruas do estádio e nunca tivemos muitos problemas com o trânsito.

O estádio tem um serviço de tour para quem quiser conhecer – que eu farei um dia! Custa £10.50 para adultos e £7 para crianças (menores de 5 anos). Para saber mais detalhes, é só passar no site oficial do estádio.

Imagens: 1. 2. 3. 4.

PS: Vou ficar devendo as plantas para vocês por enquanto, mas acho que localizei um livro que tem! Eu aviso se conseguir 😀

Deixe um comentário!