Oi gente! Outro dia uma amiga me disse que a sobrinha estava começando a fazer arquitetura na faculdade e me perguntou sobre canetas do tipo markers para desenho. Eu falei pra ela que na minha época *velha*, não se tinha acesso fácil à esse tipo de coisa, ainda mais estudante, uma raça que não tem dinheiro. Indiquei as canetas que a minha sobrinha tinha pedido de Natal – ela faz faculdade de artes – e fiquei pensando no que eu usava na faculdade e uso até hoje. Usei materiais bem diversificados em Apresentação de Projeto, como tinta acrílica, giz pastel, mas a verdade é que, hoje em dia, para o trabalho final, aquele que chega ao cliente, o que se usa mesmo é o computador. Mesmo quando eu era estudante já era assim, só os estágios iniciais do projeto eram trabalhados a mão livre, e conheci muita gente que nunca desenhava, já projetava direto no computador (não sei se eles ainda trabalham assim).
Então, o que eu uso hoje em dia?
1. Cadernos de croqui
Dizem que o arquiteto se comunica através de desenhos. Se é uma verdade universal, eu não sei, mas eu me expresso bem melhor se eu puder desenhar junto. Se eu vejo que a pessoa não tá me entendendo, já saco uma caneta e qualquer papel disponível – normalmente um guardanapo – e já sai um esquema, um croqui, um fluxograma. Comprei meu primeiro caderno de croquis há um tempo e uso principalmente para fazer desenhos de observação. O segundo (o cor de rosa) eu carrego na bolsa e faço desenhos, anotações e tudo mais que eu precisar. Outro dia li um artigo bem legal a respeito no ArchDaily, vale a pena dar uma lida!
2. Lapiseira
Olha, uso lápis também, mas confesso que prefiro lapiseiras. Não precisa de apontador! Tenho um jogo clássico da Pentel, aquele que vai da 0.3 (marrom) até a 0.9 (amarela), e carrego essa aí, da Koh-I-Noor (5.6), sempre comigo.
3. Canetas
Prefiro grafite pra desenhar, mas uso as canetas para dar um toque final. Tenho as Staedtler da 0.05 até a 0.5 e também uma Micron 0.3. Não tenho preferidas.
4. Canetinhas
Uso minhas canetinhas em projetos paisagísticos e em croquis esquemáticos. As de ponta fina são Stabilo e as de ponta grossa são Staedtler. (Note que algumas canetas estão com as tampas trocadas: é que a minha filha divide material comigo, rs.)
Também tenho um jogo de lápis de cor, mas não uso muito, a não ser nos livros de colorir *cof cof cof*.
Não estou dizendo de forma alguma que vocês não devem comprar as canetinhas chiques, mas minha recomendação é chegar na faculdade primeiro, conversar com colegas – principalmente os de períodos acima do seu -, conversar com professores e arquitetos e decidir o que comprar baseado no seu estilo de desenhar e projetar.
E vocês, quais são os materiais de desenhos indispensáveis para vocês? (Computador não vale!)