Um espaço para a paz

espaço zen meditação oração outdoor topo

Desde que eu parei tudo aqui no blog pra me concentrar comigo mesma, eu encontrei ajuda de várias formas: a yoga e a meditação foram duas deles, formas incríveis de estar em paz. Desde então, penso que, na minha próxima casa, quero um espaço zen – um lugar para a paz interior. Olha, sei que pra muita gente meditação, yoga é tudo uma viagem sem fim. Foi por isso que eu chamei o post de um espaço para a paz. Não precisar ser necessariamente para meditar. Pode ser um lugar para fazer uma oração. Ou para ler um livro. Ou só não fazer nada por alguns minutos.

Não precisa de muito espaço para criar o ambiente perfeito. Aqui vão algumas dicas para quiser ter um:

  1. Assim que escolher o local, tire tudo de lá. Sim, tudo. O ideal é começar um um espaço completamente vazio. O motivo é que o excesso de objetos distrai a mente, então quanto menos, melhor.
  2. Escolha cores neutras e próximas da natureza. Tons de branco, marrom e verde transmitem tranquilidade.
  3. O mesmo vale para materiais. Sisal, madeira, algodão, linho passam uma sensação de conforto não disponível no poliéster*. Abuse desses materiais em almofadas, tapetes, cortinas.
  4. Atenção para iluminação: aqui acho que cabem duas alternativas bem distintas. Uma é abusar da iluminação natural e da energia que o sol transmite. Outra é usar a iluminação: velas e luminárias dão um clima de intimidade.
  5. Monte um “altar” – uso a palavra sem conotação religiosa, por não achar palavra melhor. O altar dá um ponto de foque no ambiente. O que colocar nele vai depender de você. Se for um espaço de oração, pode ser uma bíblia. Se for um espaço de meditação, uma imagem de Buda. Pode ser só plantas. Uma ideia bacana que eu vi foi um espaço que tinha uma pequena fonte e pedras com palavras que representam as coisas em que você quer se focar naquele momento.

E aqui vão algumas sugestões de itens que eu usaria num espaço assim + alguns espaços para inspirar vocês.

espaço zen meditação oração rozalynn woods

Designer: Rozalynn Woods

espaço zen meditação oração ana interiors

Designer: Ana Interiors

espaço zen meditação oração ryan associates

Designer: Ryan Associates

Alguém aí tem um ambiente assim em casa? Divida conosco!

* Só pra não restar dúvidas, o negócio do poliéster é uma piada. Tá liberado usar poliéster se quiser, viu 😀

Imagens: 1. 2. 3. 4. 5.

Deixe um comentário!