Livraria Foyles, por Lifschutz Davidson Sandilands

Hoje chegou minha cópia da revista Architects’ Journal da semana passada e dentro dela veio esse projeto da Livraria Foyles, que fica no centro de Londres.

Foyles - 1912-2014

Uma das livrarias mais famosas do mundo, a Foyles está na Charing Cross Road desde 1906. O prédio antigo, onde a loja funcionava desde 1929, já não atendia mais as necessidades da livraria. Então, em 2008, com a mudança da escola de arte Central St Martins para um novo endereço, a Foyles comprou o antigo prédio e, com projeto do escritório Lifschutz Davidson Sandilands, o transformou em uma loja de 5 andares, mais 13 apartamentos de luxo, que foram vendidos para financiar o projeto.

Foyles - fachada

Foyles 01

A ideia era criar um lugar que as pessoas queiram visitar, ao invés de comprar livros pela internet, então a ênfase do projeto é tornar a experiência de “navegar” pela loja o mais simples e prazerosa o possível. Isso, porém, não significa a negação total à tecnologia: ao se conectar ao wifi da loja, um aplicativo possibilita a busca de títulos por palavra chave e é possível não só verificar a disponibilidade dos livros procurados, mas também ser guiados até eles. A tecnologia a serviço das lojas físicas!

Foyles 03

Foyles 02

Foyles 05

Foyles - basement

Foyles - térreo

Foyles - níveis 1 e 2

Foyles - níveis 3 e 4

Foyles - níveis 5 e 6

Foyles - corte

Ainda não levei minha câmera para passear por lá, mas pretendo em breve!

Curta a página no Facebook 

{Imagens: 1. 2 + plantas e corte: Architects’ Journal – 21.11.14. 3-8.}

Deixe um comentário!