Bom dia, meu povo! Eu estou ensaiando há um tempão escrever sobre esse assunto, mas quanto mais eu leio, mais eu quero ler e acabo não escrevendo nada. Mas o post passado, sobre a casa Stormy Castle, me deu inspiração.
Passivhaus, Passive House, Casa Passiva. O que é isso, afinal de contas?
A casa passiva é um padrão de construção energeticamente eficiente, confortável e acessível ao mesmo tempo. É mais do que um edifício de baixo consumo energético. Casas passivas permitem economia de até 90% em sistemas de aquecimento ou resfriamento, fazem uso eficiente do sun, fontes internas de aquecimento e recuperação de calor, fazendo o uso de sistemas de aquecimento convencional desnecessários, mesmo nos invernos mais frios. Durante os meses quentes, casas passivas usam técnicas de resfriamento para manter a temperatura confortável.
A primeira casa passiva do Reino Unido foi construída em 2009. Desde então o número já passou de 250 – incluindo residências multifamiliares e edifícios comerciais e institucionais. Para ilustrar esse post, eu escolhi a Stackyard House, do escritório Mole Architects, que fica em Suffolk, na Inglaterra.
Consegui achar apenas uma informação sobre o uso da norma no Brasil, estou investigando e assim que eu tiver novidades eu posto para vocês.
A Gustavo Gili Brasil tem um livro sobre o assunto, chamado Da casa passiva à norma Passivhaus – a arquitetura passiva em climas quentes, que já está na minha lista de compras. Quero muito saber mais sobre a aplicação em locais de clima tropical como o Brasil.
E aí, edifícios eficientes – relevante ou não?
{Imagens: What’s a passive house?, Mole Architects, ArchDaily}
eu sou muito fã de arquitetura sustentável, mas nao tinha ideia do que era uma casa passiva. muito legal
Estou me aprofundando mais no assunto e planejando escrever mais sobre isso – mas tenho medo de espantar a galera! 🙂
Obrigado pelo post. Carol, fiquei muito interessado por saber sobre seu aprofundamento sobre o assunto, já que estou prestes a escolher este assunto para o TFG. Poderia compartilhar? Desde já agradeço.
Oi Charles, tudo bem? Desculpa a demora em ver e responder seu comentário, o blog anda meio abandonado… Imagino que talvez seja tarde pra te ajudar, mas vou tentar publicar outros post mais aprofundados sobre o assunto nas próximas semanas.
Abraço!