A Medalha Manser é uma premiação do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA em inglês) que foi criada em 2001 e todo ano escolhe a melhor residência projetada por um arquiteto no Reino Unido. O vencedor desse ano foi anunciado na última quinta feira, e o prêmio foi para a casa Stormy Castle, projetada pelo escritório Loyn & Co Architects.
Stormy Castle é uma residência particular em uma área considerada Área de Beleza Natural Excepcional, em uma colina na península de Gower (País de Gales). O cliente – um casal local que conhece bem a área – sempre quis construir algo que refletisse a qualidade do entorno e aproveitasse ao máximo a vista, a paisagem e a topografia do local.
Os materiais foram escolhidos para refletir a estética das fazendas locais, e se caracterizam pelo uso do concreto e do metal. A tonalidade das superfícies de aço patinável foi escolhida para combinar com a vegetação dos campos próximos à casa. Dois prédios históricos foram preservados e integrados à nova construção.
Um dos requerimentos do cliente era que a residência fosse de sustentável e de baixa manutenção. Para isso, foi usada uma combinação de vedação e cobertura altamente isolantes, incluindo telhados verdes, e sistemas tecnológicos tais como painéis solares fotovoltaicos, painéis solares térmicos, coleta de água da chuva, fogões de lenha e esquema de iluminação de baixa energia com LED.




Meu tipo de casa em um dos meus lugares preferidos no mundo, como não amar? Principalmente porque aqui a arquitetura dita “tradicional” é predominante e qualquer coisa que esteja fora dos padrões é feio, indesejado e muito criticado. Parabéns aos arquitetos pelo merecido prêmio.
{Imagens: Wales Online e Dezeen}
One comment on “Medalha Manser 2014: Stormy Castle”